Denúncias...(as minhas)

Todos os dias caminhamos lentamente para o alcance do nosso sonho...

...viver nas maravilhas ou no país delas não é a realidade de todos... mas poderá ser o sonho de qualquer um...

14 de janeiro de 2010

Ganhar...ganhando...perder...perdendo...


Nos gastos é que está o ganho. Nunca percebi muito bem porquê que esta frase existe mas, no fundo, até tem o seu sentido e, na verdade, tenho vindo a observar que todos os dias gastamos algo para lucrar algo.
Se analisarmos bem as relações que mantemos com as outras pessoas, estas são feitas de gastos, gastos de todas as espécies e feitios. Começamos a ter uma amizade, seja ela de que aspecto for, e lá vem os gastos...é as noitadas na discoteca, as lágrimas gastas nas conversas partilhadas, as idas ao shopping e as tardes infinitas nos cafés do jardim... tudo isso gastamos...vamos lá saber o que lucramos. Pois lucramos muito...sim...lucramos todas aquelas partilhas fantásticas e deliciosas que só os amigos nos dão...
Depois temos os namoros...e...esses sim...gastos excessivos...gastamos o ar da nossa respiração quando beijamos, quando amamos, quando discutimos...gastamos, a essência de nós próprios, gastamos a nossa intimidade e usamos a mais pequena arma que temos - o coração.
Desprezível pensar nestes termos.
Contudo, só um coração amargo fala desta forma tão fria e nojenta das relações.
Ganhamos claro...ganha-se...(dizem)... experiências, "calo" e inteligência futura...mas de que serve? Sabemos ou sequer podemos adivinhar o dia de amanhã?
Sabemos ou sequer imaginamos como será o nosso despertar no dia seguinte?
Não condeno quem vive para ganhar...não julgo quem ganha, ganhando... (mais propriamente, quem dá para receber)...apenas me submeto a avaliar-me...e, isso sim, tarefa injusta que nos compete em particular...porque julgo que ganhando e perdendo...o que realmente é fundamental é não estar só...não estar sozinho...não sentir solidão...e o infortúnio da fortuna...o preço da reforma do amor, o preço das comissões das relações intimas, o selo das memórias...e a cicatriz das pegadas que deixamos e dos degraus que subimos...

Sem comentários:

Enviar um comentário